terça-feira, 13 de março de 2012

Amar é uma decisão diária


Partindo do pressuposto de que amar é uma decisão, uma escolha diária, fica mais possível compreender porque algumas relações se tornam perenes e outras não. Fica mais fácil entender por que muitas relações, apesar de todos os percalços, perduram, enquanto outras não. No filme Noiva em Fuga, o pedido de casamento é o melhor. Veja abaixo o discurso do noivo e depois da noiva: Eu garanto que teremos dificuldades.
Garanto que, em algum momento, um de nós ou os dois vão querer pular fora, mas também garanto que se não pedir para você ser meu, vou me arrepender pelo resto da vida, porque sei que, no meu coração, você é o único para mim. Esse é, para mim, um bom complemento do juramento do casamento. Do prometo amá-lo (a), respeitá-lo (a).... todos os dias da minha vida. A promessa, mesmo que, muitas vezes, feita no ápice da paixão, é pra valer. E, ao longo da união,
precisará passar por todos os estágios de amor, até quem sabe chegar num amor amizade. Um amor companheiro. Um amor para sempre.
Não é fácil. É complexo. Mas é possível se conseguirmos nos manter no ser. Ao longo da caminhada, muitos de nós nos abandonamos. Deixamos de ser interessantes. Anulamo-nos em função do outro que não sabe o que fazer com tanto foco e luz. De fato, o outro se apaixonou por alguém que já não existe. Então, quando nos abandonamos, a tendência é de que o outro, magoado, enganado, também nos abandone. A dor de quem fica é imensurável. É uma dor absurda. Primeiro porque já perdeu sua identidade. Agora perdeu seu companheiro... A dor de quem parte é do fracasso, da perda... O que fazer? O melhor caminho possível, não é um caminho rápido, tampouco simples.
É um caminho longo e sofrido. Demanda olhar para dentro, olhar para trás e resgatar a essência, o âmago do Ser. Demanda força, coragem para, com humildade e compaixão, revisitar medos, crenças errôneas, modelos mentais que já não contribuem para nosso desenvolvimento. Não nos permitem expandir a consciência. Não nos ajuda na relação a dois. E como vocês sabem, crescer dói. Crescer machuca. A questão: é necessário. Precisamos resgatar nossa missão, a que viemos, por que viemos.
Precisamos resgatar o sonho... Para então, sonhar com o outro. Isso feito permitirá a você uma possibilidade de resgatar a relação machucada e, ainda, recompor a história do casal. Para isso, não é demais ressaltar, é preciso estar inteiro, íntegro, de bem com a vida. É isso o que conta. Pense nisso, quando decidir entrar em uma relação.
Pense nisso antes do sim e, se conseguir, mantenha-se firme no depois, no durante... Ame-se. Respeite-se. Trate-se muito bem. É você, com seu melhor, que encantou e continuará encantando o outro. E, então, ame o outro, respeite-o, cuide da sua relação como de uma flor frágil e necessitada de um olhar amoroso.

Nenhum comentário: